Posted in Filmes clássicos

7 Filmes foram inspirados pela Filosofia de Friedrich Nietzsche

7 Filmes foram inspirados pela Filosofia de Friedrich Nietzsche Posted on Dezembro 30, 2017Leave a comment

Sabemos que Nietzsche escreveu inúmeros textos que serviram de inspiração para muita coisa em todo o mundo. Trouxemos hoje uma lista de filmes  que foram influenciados em sua filosofia.

Publicidade

É claro que existem outros filmes que foram influenciados pela filosofia de Nietzsche, contudo, selecionamos 7 filmes excelentes para você fazer download. Confira logo abaixo mais informações sobre os filmes que nós selecionamos.

Publicidade
 Caso você tenha algum problema para baixar os filmes nos links que estão indicados do lado dos nomes dos respectivos filmes, vá ao fim da matéria que disponibilizamos o endereço do portal para você baixar o filme totalmente gratuito em alta qualidade. Confira a relação dos filmes:

1.Dias de Nietzsche em Turim(2011) |

Um filme filosófico excelente para baixar! Ele recria o  período entre abril de 1888 e janeiro de 1889, em que Nietzsche viveu na cidade de Turim, na Itália. Foi nessa cidade que Nietzsche escreveu alguns de seus textos mais profundos, como “Ecce Homo”, “Crepúsculo dos Ídolos” e “Os Ditirambos” e entregou-se totalmente às suas próprias idéias, envolvendo-se com a arte, a ciência e sua própria vida.

Sim, é um filme nacional e, sim, vale a pena assistir!

2. Quando Nietzsche chorou (2007) |

Magnifico todo Nietzschiano deve baixar e ver esse filme! Baseado no romance de Irvin Yalom, narra o encontro fictício entre Nietzsche e o médico Josef Breuer, professor de Freud. Breuer é procurado por Lou Salome, amiga de Nietzsche, com quem manteve um relacionamento perturbador. Nesse filme você irá conhecer melhor o pensamento  Nietzsche, pois ainda que se trate de uma ficção o filme faz alusão a importantes eventos reais como, por exemplo, certas particularidades do relacionamento entre Nietzsche e Lou Salome, a vida sofrida de Nietzsche, sem falar que o filme  propõe  Altas doses de reflexão do começo ao fim.

 3  O cavalo de Turim (2011)

O filme parte de uma história que ainda não sabe ser ou não verdade. Em tese, teria acontecido em 1889, em Turim: um camponês chicoteia seu cavalo e Nietzsche, ao tentar impedi-lo, desmaia, é levado para casa onde permanece em silêncio por dias. Após esse evento, Nietzsche nunca mais seria o mesmo… O filme concentra-se no cotidiano da família deste camponês, recriando a luta pela existência de um velho, sua filha e seu cavalo doente diante de uma vida miserável, sem perspectivas de mudanças, destacando o peso da existência humana – um traço muito marcante na filosofia de Nietzsche.

Publicidade

4. A fonte da vida (2006) |

O navegador TomasBaixe Creo parte para o Novo Mundo a procura da lendária árvore da vida, isso na Espanha do século 16.  Nos tempos atuais a mulher do pesquisador Tommy Creo está morrendo de câncer, porém, ele busca desesperadamente a cura que pode salvá-la. Uma terceira história une as duas primeiras: no século 26, o astronauta Tom finalmente consegue a resposta para as questões fundamentais da existência que durante milênios estavam sem respostas.

 5. Festim Diabólico (1948)

Esse filme é baseado em uma história real. Brandon e Philip assassinam David, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Com o objetivo de desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú, onde também está o corpo da vítima… O filme apresenta as atitudes e emoções humanas de forma intensa e extremada, em suas “melhores” e “piores” formas.

Cidadão Kane (1941)

Um filme classifico. Foi dirigido por Orson Welles, o longa conta a ascensão de um mito da imprensa americana. De garoto pobre no interior a magnata de um império do jornalismo e da publicidade mundial. O filme apresenta questões pertinentes da nossa vida  na sociedade do consumo e é frequentemente apontado como a obra-prima de Orson Welles.

7.O advogado do diabo (1998)

E por último, um dos filmes mais brilhantes que foram inspirados na filosofia de Nietzsche, em especial, o livro “O Anticristo”. Kevin Lomax, advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado John Milton , dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de sua mãe evangélica protestante.

No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann , a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. Contudo, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e não dá  atenção à mulher, enquanto seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado…

Em resumo, além da crença em Deus, o filme aborda questões fundamentais  a natureza humana, por exemplo, muitas pessoas se deixam levar pelos benefícios que podem usufruir de algumas situações, mesmo que para isso, tenha que dispor de seus valores, crenças e costumes, acabam agindo dessa forma para conseguir almejar seu objetivos e para tanto, atinge a todos usando os pontos fracos, como a vaidade, o poder e a ganância etc…

 

Gostou? Então compartilhe !

Por: O Martelo de Nietzsche

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *