Posted in Análise Filosófica

10 Doses Filosóficas de Carl Jung para repensar o nossa existência

10 Doses Filosóficas de Carl Jung para repensar o nossa existência Posted on Maio 16, 2018Leave a comment

Carl Gustav Jung  (1875-  1961) Nasceu na Suíça, teve uma vida religiosa influenciada por sua família que também chegou a influenciá-lo nos estudos sobre a  psicologia e filosofia.

Publicidade

Jung, como é mais conhecido, em 1900 entrou na universidade de Medicina e nesse tempo começou a se interessar pelos fenômenos psíquicos.

Publicidade

Em 1904 ele já tinha montado um laboratório experimental, onde surgiu o seu famoso teste para o diagnóstico psiquiátrico de associação de palavras, reestruturado e usado por inúmeros profissionais.

Anos mais tader, Jung foi criando uma boa reputação no meio acadêmico, exemplo disso foi o convite para a cátedra de professor de psiquiatria na Universidade de Zurique, em 1905.

Foi nessa época que ele iniciou o contato com Freud. Ambos dividiam ideias e objetivos, de tal forma que se tornou inevitável a aproximação e relação de colaboração que os dois passaram a estabelecer.

Porém, a colaboração dos dois chegou ao fim, pois  Jung havia se tornado mais espiritualista e Freud rejeitava qualquer concepção espiritual para explicar qualquer problema psíquico. A amizade foi rompida, porém, Jung continuou com seus trabalhos, escrevendo e deixando uma sólido material para estudo e reflexão.

Hoje nós selecionamos 10 frases memoráveis que ele deixou para que a gente possa refletir sobre diversos assuntos que envolvem a nossa existência. Confira logo abaixo e não esqueça deixar sua opinião sobre o que você achou de mais interessante.

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.”

Você está observando de maneira sabia para os seus problemas? A quem você culpa por seu fraco ou sua falta de coragem para realizar seus próprios desejos, seus planos, suas metas?

Publicidade

“Uns sapatos que ficam bem numa pessoa são pequenos para uma outra; não existe uma receita para a vida que sirva para todos.”

Em uma linguagem zaratustriana : há pregadores de morte por todos os lados. Há quem diga para você o que deve e o que não deve ser feito, porém, é preciso entender que não existe uma formula para vida que possa ser aplicada de maneira universal, a vida é plural, dinâmica, intensiva, é preciso ser sábio para não ser ludibriado com as falsas tábuas de valores.

“Erros são, no final das contas, são fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é.”

Ninguém sabe de tudo, a vida mostra em doses demasiadas aquilo que nós de fato precisamos saber. E se não sabemos de algo isso também é um sinal de direção para descobrir outro caminho.

“Os sonhos são as manifestações não falsificadas da atividade criativa inconsciente.”

O sonho ainda é um mistério, não sabemos o que de fato ele representa. Só possível uma interpretação mais ou menos lógica se recorrermos ao místico.

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

“Tudo o que nos irrita nos outros pode nos levar a uma melhor compreensão de nós mesmos.”

“Ser normal é a meta dos fracassados!”

“Qualquer árvore que queira tocar os céus precisa ter raízes tão profundas a ponto de tocar os infernos.”

“Até onde conseguimos discenir, o único
propósito da existência humana é acender
uma luz na escuridão da mera existência”

“O homem que não atravessa o inferno de suas paixões também não as supera.”

Gostou? Compartilhe!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *