5 Bons Motivos para ler Franz Kafka

Franz Kafka nasceu em 3 de julho de 1883, em Praga, capital da atual República Tcheca, o escritor foi parte de uma família judaica de classe média alta. Estudou direito na Universidade de Praga e costumava escrever antes de dormir. Resolveu se mudar para Berlim, em 1923, para se dedicar à escrita, contudo morreu de tuberculose pouco depois.

Publicidade

A tragédia foi o seu “alicerce” familiar. Quando Kafka tinha apenas 6 anos de idade sofreu com a morte de seus dois irmãos mais novos, Georg e Heinrich, fazendo dele o único filho de uma família que incluiu três filhas, que mais tarde morreriam em campos de extermínio nazistas ou em um gueto polonês.

O relacionamento com seus pais era extremamente difícil. A mãe dele, Julie, era uma dona de casa muito dedicada que não tinha a bagagem intelectual para compreender o sonho de Kafka de se tornar um grande escritor. O pai, Hermann, tinha uma personalidade bastante forte, o que fazia com que ele fosse agressivo durante boa parte do tempo e fechado para o diálogo.

Considerado um dos escritores mais geniais e, consequentemente, mais estudados do mundo. Sua obra foi elaborada de uma maneira que desperta fortes dilemas e questionamentos em diversas vertentes. Selecionamos aqui 5 bons motivos para você começar a ler Kafka.

  1. Estilo

O estilo literário adotado por Kafka é constituído por uma lógica de desapego, sofrimento, paranoia e riqueza de detalhes, fazendo uso de temas como a alienação e neurose. Sua obra é considerada como realista e densa, pois os personagens kafkanianos sofrem com crises existenciais.

Publicidade
  1. Ironia e Dor

Kafka foi integrante da Escola de Praga, um movimento dedicado à elaboração de uma literatura caracterizada pela reflexão realista, com base filosófica, situada entre a lucidez racional e uma forte dose de ironia, delírio e sarcasmo.

  1. Personagens

No enredo kafkaniano, os personagens sofrem perturbações em virtude das crises do cotidiano, não sabem ao certo os objetivos da sua vida, questionam existência e são solitários. Precisam lidar com fatos se voltam contra eles, sem muitas perspectivas de soluções.

  1. Originalidade

Podemos afirmar que Kafka era uma pessoa paradoxal não era nada e era tudo ao mesmo tempo. De origem judaica, escrevia em alemão, nasceu em Praga e devia obediência ao império Austro-Húngaro. Diante de inúmeras contradições e condições adversas, fez da introspecção uma defesa e da literatura sua vida. A originalidade de seus escritos é oriunda do grito de uma alma sensível e expressiva.

  1. Falta de reconhecimento

O próprio Kafka não queria fama e reconhecimento e se podemos ter acesso à sua obra devemos isso ao escritor e amigo Max Brod, a quem teria pedido para destruir todos os seus escritos depois de sua morte.

Por: Marcio Krauss

You Might Also Like

3 Replies to “5 Bons Motivos para ler Franz Kafka”

  1. Hi, I think your site might be having browser compatibility issues.

    When I look at your website in Ie, it looks fine but when opening in Internet
    Explorer, it has some overlapping. I just wanted to give you a quick heads up!
    Other then that, fantastic blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *