12 Livros que abordam os principais dilemas da humanidade

Entre os principais livros estão: Dores do Mundo de Schopenhauer, O Mal Estar da Civilização, de Freud, O Mito do Sísifo de Albert Camus e muitos outros disponíveis para você

Publicidade

Selecionamos 12 livros incríveis  para você fazer download gratuitamente. Eles abordam as principais indagações da humanidade em relação à vida. Confira a seguir.

Quando falamos sobre o sofrimento humano, não tem como não lembra da famosa frase de Nietzsche: “Aquilo que não causa minha morte, torna-me mais forte”.

Como encaramos o sofrimento, as dificuldades, os fracassos, a rejeição do outro? Em uma linguagem nietzschiana, nós devemos nos espelhar nos jardineiros. Um jardineiro depara-se com plantas cujas raízes são horríveis, monstruosas, no entanto o resultado que se obtém delas é magnifico! Não há uma bela flor que não tenha uma raiz horrorosa. E é assim que devemos nos comportar, transformando a dor e o sofrimento em algo belo e proveitoso para nossas vidas.

Nietzsche concluiu que uma das piores coisas a fazer em relação ao sofrimento era o ato de afogar as mágoas com bebidas alcoólicas. Ele era contra qualquer forma de consolação e conforto, por conta disso, tinha horror a bebidas alcoólicas. Ele diz: “Os espíritos mais elevados devem se abster da bebida. A água basta”.(nós sabemos que beber com moderação é “super saudável”) -risos.

Nietzsche sofreu muito, viveu com pouquíssimo dinheiro, além de ter de superar dificuldades, tanto físicas quanto mentais, ao longo de sua vida. Contudo, não tinha o mesmo comportamento que criticava nos religiosos. Ele desejava uma saúde melhor, e melhores condições financeiras. E era justamente essa sinceridade que esperava dos religiosos.

Publicidade

As dificuldades que nós passamos constantemente, nos dão pistas do que pode estar errado em nossas vidas, se observarmos e refletirmos de modo adequado, chegaremos a um caminho melhor. Nietzsche analisou o sofrimento profundamente, não apenas refletindo sobre as melhores reações, mas também as piores.

Confira agora, 12 livros que abordam de maneira profunda, diversas questões que inquietam a humanidade.

1 O Mito do Sísifo – Albert Camus

2. Depressão e Melancolia – Urania T. Peres

3. Quando a Depressão Ataca – Pirineus de Sousa

4. Sol Negro – Depressão e Melancolia – Julia Kristeva

5, a Ansiedade e a Depressão sem Medicamentos nem Psicanalise – Dr. David Servan-Schreiber

6. Depressão – O Que Você Precisa Saber Para Realmente Melhorar – Dr. José Hamilton Vargas

7. O Demônio do Meio-Dia: Uma Anatomia da Depressão – Andrew Solomon

8. A Depressão Como “Mal Estar” Contemporâneo – Leandro Tavares

9. Terapia Cognitiva da Depressão – Aaron T. Beck

10. Depressão Corpo Mente e Alma – Wagner Luiz Teodoro

11 As Dores do Mundo  Schopenhauer

12 O Mal Estar da Civilização – Freud

Você pode encontrar os livros clicando aqui 

Ou acesse: www.dominiopublico.gov.br/

Por: O Martelo de Nietzsche

 

You Might Also Like

28 Replies to “12 Livros que abordam os principais dilemas da humanidade”

  1. Excelente contribuição! Os textos selecionados constituem-se em ótima contribuição para o entendimento do tema do sofrimento humano e também em ferramentas para o desempenho profissional. Muito obrigado!

      1. Os livros selecionados são maravilhosos! o mito de Sísifo é inesquecível!
        O que ”Capinar um lote” tem a ver com as obras Senhor Nino? Poderia me esclarecer? Creio que de repente possa ser o nome de um livro com uma ótima fonte de autoria talvez, citaria o autor para compartilharmos? Muito obrigada e fico no aguardo!

  2. Também esperava outros dilemas, como a origem da humanidade, o porquê da vida…. Sobre esse assunto, recomendo Universo em Desencanto.

  3. “O estrangeiro” e “a queda”, ambos de Albert Camus, “o homem comum” de Philip Roth, “A insustentavel leveza do ser” de Milan Kundera, o top, “Em busca de sentido” de Viktor Frankl, “O sol é para todos” de Harpper Lee, “A morte de Ivan Ilitch” de Lev Tolstoi e tantos outros.

  4. Não critiquem. Todos são ótimos para entender o ser humano. Não estão relacionados unicamente à depressão. Afff. Tem gente que lê e não entende. Esse mal-estar humano é o que impulsiona à mudança e à criatividade. Os livros tentam explicar. Todos passamos por isso a não ser que tenhamos algum problema e não questionemos o mundo e a nós mesmos, o que na Psicologia é considerado não saudável.

  5. Tem dois livros muitos bons que poderiam estar nesta lista.
    O Profeta de Kalil Gibran e
    A guerra da arte de Steven Pressfield

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *