10 Características do narcisista perverso que você precisa conhecer

O psicólogo e escritor de ciência norte americano, Stephen Johnson, diz que o narcisista é alguém que “enterrou sua verdadeira auto-expressão em resposta a lesões precoces e a substituiu por uma falsa ideia de singularidade e superioridade.

Publicidade

Esse personagem alternativo para o eu real, geralmente aparece como grandioso, isto é,  acima dos outros, auto-absorvido e altamente conceituado. Em nossa sociedade completamente individualista e orientada externamente, as formas de narcisismo de leve a grave não são apenas penetrantes, mas muitas vezes  são encorajadas pela famosa “self.”

O termo narcisismo vem do mito de Narciso, um jovem muito bonito da mitologia grega. Ele era um herói do território de Téspias, Beócia, Narciso ficou famoso por sua beleza e orgulho. Ele era totalmente indiferente ao amor, de acordo com a história contada pela mitologia grega, ele viu a sua imagem refletido na água e apaixonou-se pela própria imagem refletida.

Contudo, o termo narcisismo, só veio a surgir  em 1752 na  peça de Jean-Jacques Rousseau Narciso: ou o Auto-Admirador , ela foi encenada em Paris. Posteriormente, Freud de maneira muito intuitiva, previu como seria nossa sociedade atual. Ele publicou um artigo exclusivamente dedicado ao narcisismo, em 1914, com o seguinte título: Sobre o narcisismo: Uma Introdução (leia o artigo na íntegra clicando aqui)

Nós separamos 10 características que as pessoas narcisistas compartilham em comum, confira logo a seguir e vê se você consegue identificar alguém ou até mesmo você.

1″Eu sou a melhor companhia de entretenimento que existe”

Nem sempre uma afirmação como essa, dada pelo filósofo e poeta alemão Charles Bukowski pode ser considera como uma simples afirmação de autossuficiência. Dependendo do contexto que  for empregada, é possível interpretá-la como uma indubitável característica de uma pessoa narcisista.

O narcisista adora falar sobre si mesmo, e não lhe dá a chance de participar de uma conversa de dois sentidos. Você luta para ter suas opiniões e sentimentos ouvidos. Quando você dá uma palavra, se não estiver de acordo com o narcisista, seus comentários provavelmente serão corrigidos, demitidos ou ignorados.

2. Não estou preocupado com o que você pensa

Enquanto muitas pessoas têm o fraco hábito de interromper os outros quando estão dialogando, o narcisista interrompe  de maneira proposital  e rapidamente muda o foco para si mesmo. Ele mostra pouco interesse genuíno em você ou o mínimo de atenção com o que você estiver falando.

3″Tenho orgulho de persuadir as pessoas a me darem exceções às suas regras”

O narcisista gosta de fugir de regras e normas sociais , sabe aqueles  acordos básicos para a convivência ordenada no dia a dia? Por exemplo, leis de trânsito, ética do trabalho, ou melhor, ética da empresa onde ele esteja trabalhando, respeito às pessoas mais velhas, etc… Não, o narcista precisa tirar vantagem em qualquer situação em que ele esteja presente. Ele quer ser o centro, quer vantagens, precisa ser beneficiado, mesmo que isso prejudique alguém. Contudo, nem sempre o “foda-se” é um sinal de caráter forte, as vezes é falta de educação mesmo.

4. “A culpa sua porque você não me lembrou”

O narcisista mostra desrespeito pelo pensamento, sentimento, posses e espaço físico de outras pessoas. Ele usa outros sem consideração ou sensibilidade. Agarra itens ou dinheiro sem retornar. Rompe muitas promessas e obrigações repetidamente. Mostra pouco remorso e culpa a vítima por sua própria falta de respeito.

5 “Minhas realizações são tudo”

Muitos narcisistas gostam de fazer coisas para impressionar os outros fazendo com que se vejam bem externamente. Este complexo de “troféus” pode se exibir de forma física, romântica e íntima, social, religiosa, financeira, material, profissional, acadêmica ou até mesmo cultural.

Publicidade

Nessas situações, o narcisista usa pessoas, objetos, status e / ou realizações para representar o eu, substituindo o eu “real” percebido e inadequado. Esses “emblemas de mérito” são muitas vezes exagerados. A mensagem subjacente deste tipo de exibição é: “Eu sou melhor do que você!” Ou “Olhe o quão especial eu sou – eu sou digno de amor, admiração e aceitação de todos”.

“Eu nunca quero ser encarado como pobre. Tenho um apartamento com cobertura em frente a praia do Rio de Janeiro, paguei a vista.”

6. Direito e tratamento vip

Os narcisistas muitas vezes esperam o tratamento preferencial dos outros. Eles esperam que os outros atendam (muitas vezes instantaneamente) às suas necessidades, sem serem considerados a favor. Na sua mentalidade, o mundo gira em torno deles.

7. Os narcisistas podem ser muito carismáticos e persuasivos.

Quando eles estão interessados ​​em você (para sua própria gratificação), eles fazem você se sentir muito especial e querido. No entanto, uma vez que eles perdem o interesse em você (provavelmente depois de terem obtido o que eles querem ou ficaram entediados), eles podem deixá-lo sem um segundo pensamento. Um narcisista pode ser muito envolvente e sociável, desde que você esteja cumprindo o que ela deseja e dando-lhe toda a sua atenção.

8.”Mais uma vez eu salvei o dia – sem mim, eles não são nada”

Personalidade grandiosa e a falsa ideia de importância. Pensando em si mesmo como um herói ou heroína, um príncipe ou uma princesa, ou uma pessoa especial de tipo. Alguns narcisistas têm uma sensação exagerada de auto-importância, acreditando que outros não podem viver ou sobreviver sem suas magníficas contribuições.

“Estou procurando um homem que tratará minha filha e eu como princesas”

“Até o momento eu não encontrei ninguém que seja digno de minha atenção”

9. Emoções totalmente negativas.

Muitos narcisistas gostam de espalhar e despertar emoções negativas para ganhar atenção, sentir-se poderoso e mantê-lo inseguro e fora de equilíbrio. Eles são facilmente irritados com qualquer desvantagem real ou percebida ou falta de atenção. Eles podem lançar uma birra se você não concordar com suas opiniões ou deixar de atender às suas expectativas.

Eles são extremamente sensíveis às críticas, e tipicamente respondem com acalorados argumentos (luta) ou descolamento frio (voo). Por outro lado, os narcisistas muitas vezes são rápidos em julgar, criticar, ridicularizar e culpá-lo. Alguns narcisistas são emocionalmente abusivos. Ao fazer você se sentir inferior, eles aumentam seu ego frágil e se sentem melhores em relação a si mesmos.

10 “Se meu filho crescer para ser um dançarino eu o negarei”

Usando os outros como uma Extensão do Eu. Tomar decisões para os outros para atender às próprias necessidades. O narcisista pode usar seu parceiro romântico, criança, amigo ou colega para atender as necessidades irracionais e egoístas, realizar sonhos não realizados ou encobrir inadequações e falhas autoperceptivas.

Outra maneira que os narcisistas manipulam é através da culpa, como proclamar: “Eu te dei muito, e você é tão ingrato”, ou “Eu sou uma vítima – você deve me ajudar ou você não é uma boa pessoa. Eles roubam suas emoções e seduzem você a fazer sacrifícios não razoáveis.

Cuidado com seus relacionamentos! Há pessoas boas nesse muito, mas há pessoas perigosas também!

Por: O Martelo de Nietzsche

Referência:

Sinais de pessoas narcisistas 

Narcisismo uma Introdução 

 

 

 

 

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *