7 Filmes para baixar que foram inspirados pelas obras de Dostoiévski

Hoje trouxemos mais uma lista de filmes incríveis para todos vocês. Nós já fizemos uma lista de filmes que foram inspirados pela filosofia de Nietzsche, como você pode ver aqui. Hoje chegou a vez de Dostoiévski, um dos maiores escritores que nós já tivemos na história.

Publicidade

As  principais obras que os filmes foram inspirados são: “Crime e Castigo”, “Noites Brancas”, “O Sonho de um Homem ridículo”,  “Irmãos Karamazov” e “O idiota”. Saiba mais a seguir

Dostoiévski foi um escritor que influenciou diversos escritores, entre eles Nietzsche e Freud, como também teve forte influência em movimentos como humanismo, existencialismo, romantismo, etc…

Sua presença intuitiva também é muito forte na arte e na psicologia. E para não ficar só nisso, diversos filmes foram inspirados em suas obras,

Confira abaixo, os 10 filmes que foram influenciados por sua filosofia. 

 Sonho de um homem ridículo (1993)

Esse filme foi baseado no conto ” O sonho de um homem ridículo” de Dostoiévski. O diretor é o Aleksandr  Petrov, trata-se de um curta-metragem russo com o total e 20 minutos. Nesse curta nós acompanhamos  a história de um personagem que se enxerga como ridícula desde a infância, e por sua vez, não tem nenhum interesse pela vida.

Entretanto, conforme o curta vai se desenvolvendo em uma dia inútil, como outro qualquer, em que ela pensou ter encontrado um jeito de se matar, é surpreendida por uma menina pedindo ajuda…  A filosofia realista de Dostoiévski é percepítivel do início ao fim

O idiota (2003) | Baseado no livro “O Idiota”, de Dostoiévski.

Do diretor Vladimir Bortko, a série russa é dividida em dez capítulos com cerca de 50 minutos cada e acompanha de perto o texto original do romance “O Idiota”, de Dostoiévski. Para baixar veja o link no final desta matéria.

Publicidade

A Revolta do Amor (1985) | Baseado no livro “O Idiota”, de Dostoiévski.

Do diretor Andrzej Zulawski e com 101 minutos de duração, o filme francês acompanha a história de Micky que, buscando resgatar sua namorada Mary, no caminho para Paris, encontra Leon, um neurótico e sonhador, a quem ele e seus colegas consideram um idiota…

 Noites Brancas (1957) | Baseado no livro “Noites Brancas”, de Dostoiévski.

Noites-BrancasDo diretor Luchino Visconti e com 107 minutos de duração, o filme italiano baseia-se no livro “Noites Brancas“, de Dostoiévski. Vencedor do Leão de Prata no Festival de Veneza, o filme é considerado, por muitos, como o melhor filme do diretor italiano Luchino Visconti

O duplo (2013) | Baseado no livro “O Duplo”, de Dostoiévski.

O-duploDo diretor Richard Ayoade e com 93 minutos de duração, o filme inglês baseia-se no romance O Duplo (1846) de Dostoiévski. Contando com um ótimo elenco, o filme retrata a história de Simon, um homem tímido, fadado a uma existência solitária em um mundo indiferente. No entanto, um dia ele conhece uma pessoa muito

Partner (1968) | Baseado no livro “O Duplo”, Dostoiévski.

Do diretor Bernardo Bertolucci e com 105 minutos de duração, o filme italiano inspira-se no romance O Duplo (1846) de Dostoiévski. Em um de seus filmes mais radicais, Bertolucci nos conta a história de Jacob, um estudante com ideias revolucionárias cuja existência solitária é abalada pelo aparecimento de seu duplo, que o incentiva a ter um maior engajamento político…

7. Crime e Castigo (2002) | Baseado no livro “Crime e Castigo”, de Dostoiévski.

Crime-e-castigo, é uma produção da BBC  que foi finalizada em 2002. Dividida em dois episódios, a minissérie inglesa foi considerada, por muitos, como uma das mais fiéis adaptações do romance “Crime e Castigo”, de Dostoiévski. As filmagens aconteceram em São Petersburgo, local onde a história se passa, trazendo um visual cinematográfico marcante e uma boa reconstituição de época, brindada com belas interpretações.

É claro que existem outros filmes que também foram influenciados. Você conhece algum que não esteja nessa listagem? Deixe sua sugestão em seus comentários.

Para baixar os filmes indicados, clique aqui.

Gostou? Compartilhe!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *