A importância de buscar mais leveza no seu dia a dia

A ciência moderna explica a conexão entre leveza e prazer, mas a grande questão é : como viver levemente neste mundo complexo? Como viver com leveza em um mundo extremamente caótico, confuso, preconceituoso, predominantemente decadente? Como manter a saúde mental mesmo sendo rodeado por  idiotas constantemente?

Publicidade

Certa vez, ouvi alguém dizer: “Viva simplesmente para que você possa simplesmente viver “.  No entanto, nós sabemos não é nada fácil manter a simplicidade. É por isso que tento fazer disso uma intenção diária, caso contrário, iria manter uma rotina de estresse repetitivo. 

Vivemos em mundo de aparência e status – é preciso um esforço real para não cair nessas armadilhas da convenção, do comodismo, do “maria vai com as outras”, é preciso sair do piloto automático, consumir conscientemente, não comprar coisas novas o tempo todo, reutilizar o que temos e não criar uma vida cheia de afazeres impensados, responsabilidades e compromissos que nos sufocam.

Atenção plena e simplicidade é tudo para mim. Esteja atento com o que você compra. Pense realmente porque você está comprando algo, questione-se: será que eu precisa disso? Para quê? Por quê? Enriqueça a sua vida com coisa úteis, com diálogos aproveitáveis, com amizades que acrescentam algo em sua vida.

Somos bombardeados o dia inteiro com mensagens nos dizendo que precisamos de algo. É difícil manter essa compra de impulso e gratificação instantânea sob controle. Eu tenho que checar comigo mesmo o dia todo, para não acabar gastando $ $ em coisas que eu não preciso, que não adicionam valor verdadeiro à minha vida. Eu gasto meu dinheiro com aquilo que é necessário, não com aquilo que é fútil.

Publicidade

O tempo é o melhor conselheiro.

Não me entenda mal. Isso levou tempo para aprender – Como diria Nietzsche: “Não se aprende a voar voando”. Qualquer mudança de hábito que nós adotarmos para melhoria será gradativo. Mudar requer paciência. 

Quanto menos você possui, menos precisa se preocupar e mais flexível e livre você realmente é.

Ao contrário do resto dos meus familiares, sempre amei morar em pequenos espaços, de preferência sozinho. Eu me sinto mais confortável em lugares simples, porque eu amo otimizar meu tempo com as pessoas que estão envolvidas em minha vida.

Tenho dificuldade em conviver com rebanhos, com pessoas que falam alto demais, enfim, não quero que elas mudem, quero a minha mudança. Quando eu descobri esse benefício de viver sozinho. Minha vida foi otimizada pelo menos 100%.

Isso para mim é a arte de viver levemente.

Você pode relatar suas experiências? Ou talvez você tenha um desejo ardente de deixar algumas bagagens e responsabilidades que atualmente o atrapalham. Escolha ser livre, sobretudo, leve. 

 

Por: O Martelo de Nietzsche

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *