Universidade Federal do Rio Grande do Sul abre inscrições para Cursos online gratuitos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul abre inscrições para Cursos online gratuitos

Agosto 3, 2018 0 Por admin

Os cursos gratuitos serão realizados pela plataforma Massive Open Online Course, trata-se de um tipo de curso online, gratuito, oferecido por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. Veja abaixo mais informações sobre como fazer a sua inscrição.

UFRGS é pioneira entre as universidade federais do Brasil nesse tipo de oferta que está prestes a completar dois anos com uma expansão significativa.  A plataforma Lúmina, começou com quatro cursos, atualmente oferece 19 opções em três grandes áreas: Ciências da Saúde e da Vida; Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Humanas e Artes.  De acordo com a Universidade, até o final do ano, mais 10 cursos devem ser ofertados.

Como funciona a plataforma Lúmina?

É um ambiente simples, em que o aluno escolhe o curso e se inscreve a qualquer momento, podendo seguir as atividades de acordo com a sua disponibilidade de tempo e sem um prazo limite de conclusão, no entanto, para conseguir o atestado de participação, ele precisa passar por testes – que podem ser ao final do curso ou a cada módulo – e concluir ao menos 60% das atividades.

Pré-requisitos para fazer o curso. 

Não há um pré-requisito para fazer o curso. O que pode ter é a indicação de algum conhecimento que, sem ele, o aluno talvez encontre alguma dificuldade.

Carga horária do Curso

A carga  varia entre 12 horas e 180 horas, mas em média, têm 30 horas, cujas atividades são totalmente online, por isso a necessidade de conexão com a internet para cumprir as tarefas e acompanhar os conteúdos.

Atenção: a participação não garante vínculo com a UFRGS, por isso, os alunos não têm direito a carteira de estudante, por exemplo, nem a utilizar as dependências da instituição. Na plataforma, os conteúdos são autoformativos, não contam com a presença do professor online, porém, os alunos poderão para tirar dúvidas em fóruns e também via e-mail.

Cursos mais procurados 

O curso mais procurado dentro da plataforma é o de games, com 7,6 mil inscritos, seguidos pelo curioso Imagens para Pensar o Outro, ligado a temas da antropologia, com 2,6 mil inscritos. Na terceira colocação, aparece o curso Introdução ao Texto Acadêmico, com 2,2 mil participantes, e entre os mais recentes, o que ensina a produzir vídeos com celulares e tablets vem ganhando adeptos.

Como fazer a minha inscrição nos cursos gratuitos?

Para você fazer a sua inscrição : clique aqui. Ou acesse: lumina.ufrgs.br

Por: O Martelo de Nietzsche

Fonte: Universidade Federal do Rio Grande do Sul