Pesquisa revela que a cada 45 minutos no Brasil, uma pessoa tira a própria vida.

É isso mesmo que você leu: a cada 45 segundos uma pessoa comete suicídio no Brasil. Esse dado alarmante foi divulgado a imprensa pelo APAL.

Publicidade

A Associação Psiquiátrica da América Latina (APAL) pretende lançar uma campanha nas redes sociais ao longo desse mês de Setembro com o seguinte título: Setembro Amarelo.  Com a intenção de alertar as pessoas sobre o assunto e oferecer apoio a quem precisa de ajuda.

A nível mundial, a cada três segundos uma pessoa tenta se matar e a cada 40 segundos uma pessoa comete o ato do suicídio. A pesquisa revela que isso tem ocorrido com mais frequência entre jovens de 15 a 29 anos de idade.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu a data de 10 de Setembro  para o combate mundial de Prevenção do Suicídio. E começou a partir de hoje um trabalho mais direcionado em relação ao suicídio.

Crianças e Jovens. 

De acordo com as ultimas pesquisas da OMS,  o suicídio é a terceira maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, e a sétima entre crianças de 10 a 14 anos de idade.  Segundo os especialistas, o caminho é adotar medidas preventivas de ajuda e auxílio.

A organização diz que 90% dos casos de suicídio poderiam ser solucionados se essas pessoas tivessem auxílio de alguém em relação ao seu problema. A maior parte das pessoas que tenta por um fim definitivo à própria vida, sofre de algum transtorno mental.

Publicidade

O psiquiatra Jorge Jaber, ressaltou que o uso de álcool e drogas é o segundo maior fator depois das doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão, que elevam o índice de suicídios.

Em linhas gerais, o suicídio é a causa de morte mais facilmente evitável entre todas as doenças. Enquanto doenças infecciosas, cardiovasculares e tumores precisam de grande aporte médico e cirúrgico de alto custo, o impedimento médico do suicídio pode ser atingido com remédios bem mais baratos e somente conversando com o paciente de maneira periódica.

Para o psiquiatra, o fundamental é dar atenção e escutar aquele que pensa em cometer suicídio, tenta compreender suas razões e seu sofrimento. “O fato de alguém que tenta suicídio ser escutado por cerca de 20 minutos pode impedir que ele tenha o impulso de cometer o ato. Ouvir o suicida salva a vida dele, ignorá-lo o impulsiona a concretização do ato.

Por: O Martelo de Nietzsche

Fonte: Estadão, R7, Senado Federal 

 

You Might Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *