5 Filmes da Netflix que valem muito a pena assistir

5 Filmes da Netflix que valem muito a pena assistir

Setembro 23, 2018 0 Por admin

Hoje nós selecionamos  cinco filmes da Netflix para você que adora psicologia ou filosofia, como todos nós pesquisadores gostamos. Os filmes que nós selecionamos abaixo, tentam desvendar alguns mistérios da mente humana.

Sem dúvida, o ser humano é um animal a ser estudado e representado, na arte, no cinema, enfim, nós temos muitas obras cinematográfica que relatam um pouco da complexidade do que pode passar no cérebro humano com todas as suas perturbações.

Não e a primeira vez que nós selecionamos uma lista de filmes com abordagem psicológica, clique aqui e confira a nossa primeira dica de filmes com essa temática, ou veja também em:

7 Filmes para baixar que foram inspirados nas obras e Dostoiévski 

7 Filmes obrigatórios para quem gosta de psicologia 

Confira logo abaixo a seleção dos filmes

 

The Mask You Live In

Jennifer Siebel Newsom – EUA, 2015

Que preconceitos, repressões e crueldades se escondem por trás das palavras de ordem “seja um homem”? Este documentário aborda frontalmente os prejuízos de uma cultura que não permite que os homens lidem com suas fraquezas e vulnerabilidades em nome de uma “assegurada masculinidade”.

Depoimentos de crianças, adolescentes, atletas e detentos dialogam com reflexões propostas por diferentes profissionais, de técnicos de times a psicólogos.

O filme da Netlfix se propõe a criticar a sociedade norte-americana, mas sabemos que a análise serve bem aos brasileiros. É um pungente retrato sobre emoções represadas e as dolorosas consequências disso.

O Segredo dos Seus Olhos (El Secreto de sus Ojos)

Juan José Campanella – Argentina, 2009

Neste maravilho drama policial estrelado por Ricardo Darín, acompanhamos os diferentes rumos tomados em nome do amor. A investigação de um crime brutal aos poucos vai se revelando como uma investigação das relações humanas e da complexidade dos sujeitos.

Não há qualquer tipo de previsibilidade na trama. O filme venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2010.

Quando te Conheci (Equals)

Drake Doremus – EUA, 2015

Nesta tocante  distopia, as pessoas convivem pacificamente e supostamente não têm necessidades em um mundo completamente igualitário. As emoções são banidas e consideradas uma doença sem cura.

Mas esse arranjo visivelmente purista fica completamente abalado quando Nia (Kristen Stewart) e Silas (Nicholas Hoult) descobrem o amor.

O tema mais explorado no filme é o amor proibido, contudo as sutilezas neste filme o diferenciam e se encarregam de nos dar uma experiência tão amarga quanto bonita.

Life, Animated

Roger Ross Williams – EUA, 2016

A ciência linguística já comprovou que nós somos  seres da linguagem e, por meio dela, pudemos ser criativos nas mais impossíveis situações ao longo da História.

Quando a linguagem encontra mais percalços do que comunicação, como ocorre nos casos de transtorno do espectro autista, é grande a angústia. Mas isso não significa que deva ser definitiva. Aí entra a poderosa reinvenção dos seres humanos.

Este documentário traz a comovente história de Owen Susking, que aos três anos parou de falar e recebeu o diagnóstico de autismo.

Muitos especialistas se debruçaram sobre sua condição, mas foram os filmes da Disney que ressignificaram a relação de Owen com o mundo, retirando sua existência do silêncio. Diferentemente dos moralismos existentes nesses filmes, o documentário mostra as dificuldades reais na vida de Owen, o que deixa a narrativa ainda mais afetuosa.

O Começo da Vida

Estella Renner – Brasil, 2016

Este delicado documentário vai às origens da vida para mostrar como nossa sociedade atual repercute os primeiros meses de cada ser humano que aqui habita.

A diversidade de maneiras com que podemos existir no mundo reflete os cuidados (ou a ausência deles) que recebemos naquele período de total dependência.

Os depoimentos vêm de ângulos diferentes, como pais, educadores, profissionais psi, ativistas e pesquisadores, o que enriquece a discussão.

Gostou das nossas indicações os dos filmes da Netflix? Compartilhe com seus amigos e deixe nos comentários sua indicação também.

Por: Wanderson Dutch