Finlândia determina fim ao juramento a Deus em depoimento à Justiça

Finlândia determina fim ao juramento a Deus em depoimento à Justiça

Novembro 6, 2018 0 Por admin
 Na Finlândia, “Deus deixou de ser soberano” e em decisão histórica, ninguém mais será obrigado a jurar por Deus ou por qualquer outro tipo autoridade divina.
Essa decisão não é nova, mas serve para nós analisarmos como países de primeiro mundo, conseguem ser éticos; sem “a benção divina” regulamentando seus comportamentos jurídicos’.
A Finlândia acabou com o juramento a Deus desde o dia 1º de janeiro de 2016, os finlandeses, antes de um depoimento em processo judicial, não precisam jurar por Deus. Assim, a presença de Bíblia nos tribunais deixou de ser obrigatória.
Veja também:
 Entenda a importância dessa mudança:  a invocação “Deus onipotente e onisciente” foi substituída pela afirmação “honra e consciência”. Será que um dia o Brasil chegará a esse nível de evolução? Meu palpite é 2080, sem nenhum exagero.
Outra mudança também realizada: houve a troca do “juramento de testemunha” e pela “afirmação da testemunha”.
Essa mudança que para muitos países pode ser absurda, só foi possível porque trata-se de uma atualização processual porque o juramento não faz sentido tendo em conta que a Finlândia é um país laico e o número de ateus na população é representativo.
A decisão não foi em desrespeito a crença de quem acredita em Deus, mas por um consenso crítico mesmo. A Finlândia afirma que quem ainda quiser, poderá fazer o juramento, mesmo sem a Bíblia ou com seu exemplar de casa.
O Brasil também é considerado um estado laico, mas a prática é totalmente diferente. Essa discussão vai durar muitas décadas ainda, pois o país só anda para trás.
Por: Wanderson Dutch