Pesquisa revela: Brasil é o país que menos valoriza os professores no mundo

Pesquisa revela: Brasil é o país que menos valoriza os professores no mundo

Novembro 8, 2018 0 Por admin

De acordo com a reportagem do G1, e com a divulgação da última pesquisa do instituto Varkey Foundation, menos de 1 em cada dez brasileiros acha que professor é respeitado em sala de aula, e de fato, nós não somos respeitado.

Por: Wanderson Dutch 08/11/2018, 18:00.

Professores com péssima remuneração, a maioria das escolas com um enorme descaso, tanto em sua estrutura física, quanto ao apoio do próprio estado na formação acadêmica e continuada dos professores. Falta de respeito de maneira explícita com um profissional que deveria ser respeitado rigorosamente. É assim que a população enxerga a real situação dos professores de escola pública: descaso total.

Veja também:

450 livros pra baixar: Filosofia, Direito, Psicologia e História e muito mais

Holanda oferece bolsa de graduação, pós-graduação e MBA para Brasileiros

A pesquisa do instituto Varkey Foundation foi realizada em 35 países e teve sua divulgação oficial no dia 7 de Novembro de 2018. Essa entidade dedica-se na pesquisa por melhoria ao redor do mundo.

O Brasil está numa situação pior do que se pensava, quando se fala de educação/sistema de ensino/ realidade escolar. Em 2013 o índice dessa pesquisa mostrava que o Brasil estava na posição 21 no rank mundial, de lá para cá a situação só piorou, levando o Brasil ao último lugar, no requisito de países que desvalorizam seus profissionais de educação. Confira abaixo o rank.

Imagem: G1

 

De acordo com o instituto Varkey Foundation, esse índice é fator contribuinte para o desempenho dos alunos na sala de aula. A população não acredita na eficiência do ensino, logo os alunos vão para escola apenas para obter um certificado, sem nenhum interesse de aprender, pois compreendem que o sistema é fraco, ineficaz, com professores mal remunerados, e por consequência, poderão oferecer um bom ensino.

Vale lembrar que esse ano, em uma conferência nacional pela internet, o MEC divulgou os resultados de aproveitamento dos alunos do ensino médio, a realidade constatada foi: a cada turma formada do 3º ano do Ensino Médio, apenas 2 a 3 alunos saem com capacidade de leitura e interpretação de texto.

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Paulo Freire

Eu poderia citar infinitos exemplos aqui para mostrar a importância da educação na formação de uma sociedade civilizada, mas não será preciso, nós vivemos uma período muito obscuro de retrocesso em direitos adquiridos, com governos que investem de fato nesse setor de enorme importância.

A pergunta que fica é: o que será preciso para mudar essa realidade? A resposta é simples: é preciso uma mudança de mentalidade de nossos representantes, não só do presidente, mas de toda a equipe responsável por esse setor.

Ao contrário do que muito pensam, eu espero que o próximo governo trabalhe para mudar essa realidade. Espero que ele entenda que a educação é gasto, e sim, investimento com retorno garantido.

 

Referência: G1