Jesus foi uma ficção criada pelos romanos, afirma teólogo americano

junho 19, 2019 Off Por O Martelo de Nietzsche

O polêmico teólogo norte-americano, Joseph Atwill, chocou a audiência do seminário Covert Messiah, destinado a estudar a vida de Jesus Cristo. O pesquisador e especialista em estudos bíblicos, apresentou um trabalho cuja teoria diz que o Novo Testamento – e consequentemente, a vida de Jesus Cristo – foi uma ficção criada pela aristocracia romana.

O que levantou uma polêmica entre os cristãos conservadores dos EUA.

Leia também:

Jesus não morreu por nossos pecados

Atwill diz ter evidências de que a parte da Bíblia sobre Jesus foi escrita por romanos. “Apresento meu trabalho com cuidado, pois não quero atingir os cristãos. Mas isso é importante para nossa cultura, pois os cidadãos precisam saber porque governos criam falsas histórias e falsos deuses. Isso é feito para criar uma ordem social contrária aos interesses do povo comum”, disse à imprensa americana.

De acordo com Atwill, a criação da história de Jesus teria sido uma estratégia política bem elaborada dos romanos para pacificar os ataques violentos dos judeus que viviam na Palestina da época. Esgotadas as maneiras de conter a rebelião com armas, os romanos criaram o mito de um judeu pacifista que viria para salvar o mundo e unir as nações.

A estratégia também previa o encorajamento entre os judeus a ceder a Cesar e pagar impostos a Roma era a ideia por trás do lema de “dar a outra face”. Críticos a mitologia bíblica dizem que a figura de Jesus sequer é baseada em uma figura histórica. “Notei uma sequência de paralelos entre os dois textos [o Novo Testamento e o manuscrito “A Guerra Judaica”, escrito por Flávio Josefo no séc. I]”, declara Atwill sobre sua descoberta.

Segundo o historiador, sua descoberta não irá acabar com o Cristianismo, mas pode ajudar aqueles que tenham sido oprimidos pela religião de alguma forma. “Até hoje, por exemplo, [o Cristianismo] é usado nos EUA para criar apoio à guerra no Oriente Médio”, exemplificou o pesquisador

Polêmico? Qual a sua opinião? Deixe nos comentários, aqui ou em nossa página.

Veja também o documentário legendado de Joseph : Jesus um Mito Romano

Por: Wanderson Dutch