Wanderson/ fevereiro 25, 2020/ Análise filósfica/ 0 comments

Essas 7 características pessoais são obrigatórias para você se considerar um Espírito Livre, claro, que numa perspectiva nietzschiana. Para que fique claro: a espressão “espírito livre” não tem nenhuma relação com o mesmo sentido semântico que esta expressão é usada por místicos e religioso.

Não tem nenhum contato com a metafísica cristã, ela está relacionada a pessoa que pensa além do seu tempo, que lança um olhar profundo pra tudo aquilo que se venera e idolatra na sociedade.

Nietzsche chama seus leitores de “Espíritos Livres”, mas não são todas as pessoas que possuem as características necessárias para se tornar um espírito livre.

Podemos citar essas 7 características pessoais


1 Amar tua própria presença, não demonizar a solidão.Não procurar completude no outro.A solidão é uma condição fundamental para se tornar um pensador livre das amarras convencionais da sociedade.
2 já que tem a mente aberta, o espírito livre não defende uma verdade única, isto é, uma ideia absoluta e imortal. Ele se mantém distante de tudo aquilo que prende sua mente a uma concepção que não conecta com a vida real.
3 Por mais que seja difícil, o espírito livre procura autenticidade, não tem o mau hábito de querer ser igual a determinado grupo, ou se comportar de maneira que agrade o outro, por simples medo do olhar judicial.
4 Eles aceitam o sofrimento, entendem a necessidade de amadurecer a cada momento de dor.
5 Eles procuram superar suas limitações, reinventam suas vidas sempre que possível.
6 Eles são pessoas que podem ser difíceis de lidar, pois não são espíritos convencionais de sua época.
7 Não são perfeitos, mas são raros, não se encontra em qualquer esquina. São homens além do seu tempo, são póstumos.

E o resto das pessoas são o quê?
Nas palavras de Nietzsche:
“o resto é apenas a humanidade, repetitiva e doente”

Por: Wanderson Dutch

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*