Wanderson/ março 20, 2020/ Filmes/ 0 comments

Separamos 7 excelentes filmes sobre pandemias que você precisa assistir na Netflix. Principalmente neste período de surto global em relação ao novo coronavírus que está assustando muita gente.

Contágio (2011)

“Contágio” foi estrelado por Matt Damon, Kate Winslet e Jude Law, além de Gwyneth Paltrow em começo de carreira. Dirigido por Steven Soderbergh (o mesmo da série “Onze Homens e Um Segredo”), além disso, o longa narra como um vírus mortal se propaga pelos Estados Unidos deixando todos em alerta.

Enquanto cientistas e autoridades tentam descobrir como controlar o andamento da contaminação, aeroportos, ruas, mercados, tudo vai ficando vazio, semelhante ao que está acontecendo agora no mundo em relação ao Coronavírus.

No entanto, aqui, a epidemia é altamente letal. A produção arrecadou mais de 135 milhões de dólares em bilheteria. Qualquer semelhança com as cenas dos últimos dias…

“EU SOU A LENDA” (2007)

Sem dúvida, este longa é um dos maiores sucessos da carreira de Will Smith, o vírus mortal não causa nenhuma doença inflamatória assassina. Porém, te transforma mesmo é em um zumbi comedor de gente. (rsrs)

O thriller se passa em um futuro não muito distante no qual uma epidemia matou boa parte da população e transformou quem sobrou em morto-vivo ambulante.

Will faz o papel de Robert Neville, um cientista sobrevivente dessa carnificina que todos os dias tenta se manter vivo diante da ameaça mutante.

É muito difícil encontrar quem não tenha visto essa produção, que rendeu mais de 500 milhões de dólares de bilheteria e uma continuação, que estreou no ano de 2019.

“PANDEMIA” (2020)

Este não é um filme, porém, uma série documental da Netflix traz, em seis episódios, acontecimentos relacionados à diversas epidemias pelo mundo, passando pelo Influenza, nome científico da gripe comum, além do surto de ebola, gripe aviária, H1N1, entre outras.

Na série, a história começa com a Gripe Espanhola, que chegou a matar milhões de pessoas no começo do século 20.

Por fim, cientistas em busca de vacinas, médicos que tratam das doenças e especialistas em pandemia estão nos capítulos. Ninguém sabia que o coronavírus seria o vírus de contágio da vez, mas não se pode negar o timing bem-sucedido do documentário.

REC

Este é outro excelente filme de terror que se utiliza da proliferação de um vírus como desculpa para assustar, REC conta a história de uma repórter de um programa documental sobre o que acontece na madrugada da cidade de Barcelona.

Para que isso seja possível, ele acompanha os bombeiros para cobrir um chamado relativamente simples de uma idosa presa dentro de casa, mas que logo se torna muito mais complicado quando descobre-se que a senhora foi infectada com uma variante demoníaca do vírus da raiva.

Ensaio Sobre a Cegueira

Meu filme preferido desta lista! O longa trata uma epidemia de forma diferente, Ensaio Sobre a Cegueira é uma adaptação do livro homônimo de José Saramago e conta a história de uma cidade que é atacada por uma misteriosa doença que deixa as pessoas cegas.

Ele foi dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles, a obra consegue transparecer o mesmo sentimento que Saramago tentou passar em seu livro: o de que o homem não é naturalmente bom e que é preciso termos coragem para admitir isso.

6 ‘Flu – A Gripe’ (2013)

O filme é de 2013. A obra mostra moradores de um subúrbio sul-coreano morrendo por causa de uma misteriosa doença respiratória.
Neste, temos uma história de uma região, em Seul, que está passando por uma epidemia devastadora após um homem morrer em decorrência de um vírus desconhecido.

Sendo tratada sem a relevância necessária em seu início, a doença começa a se espalhar e, em pouco tempo, centenas de pessoas são atingidas pelo vírus, que mata em 36 horas. Enquanto isso, um especialista procura uma vacina para tratar a doença.

E claro, não poderia faltar: BIRD BOX

Este filme foi amplamente divulgado pela Netflix. Bird Box é baseado em um livro homônimo, escrito por Josh Malerman e publicado em 2014. (Inclusive eu li o livro, é sensacional, melhor que o filme, fica dica)

Na obra literária, o final é bem parecido, com algumas modificações importantes: a comunidade a qual Malorie estava a procura, não é um instituto para cegos, mas sim um grupo de pessoas que decidiram se cegar para evitar enxergar as criaturas e terem sua sanidade afetada.

A própria médica de Malorie seria uma dessas pessoas e teria, da mesma forma, furado seus próprios olhos. Isso nos leva a crer que um “final original” para o filme seria, portanto, muito mais aflitivo do que o que assistimos, e fica a dúvida se para sobreviver Malorie também precisaria se cegar, além de fazer o mesmo com as crianças.

Enfim, gostou das sugestões? Deixe a sua nos comentários em nossa página no facebook.

Por: Wanderson Dutch

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*